Fórum Pensadores Livres
Seja bem-vindo ao Fórum Pensadores Livres. O objetivo principal aqui é a produção de conteúdo de qualidade nas mais diversas áreas do saber, longe da banalidade das redes sociais. Junte-se a nós se o que deseja é aproveitar melhor do conhecimento!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Pensadores Livres
Seja bem-vindo ao Fórum Pensadores Livres. O objetivo principal aqui é a produção de conteúdo de qualidade nas mais diversas áreas do saber, longe da banalidade das redes sociais. Junte-se a nós se o que deseja é aproveitar melhor do conhecimento!
Fórum Pensadores Livres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Três décadas de destruição e a necessidade de um Fórum

Ir para baixo

Três décadas de destruição e a necessidade de um Fórum Empty Três décadas de destruição e a necessidade de um Fórum

Mensagem por Mateus Teixeira Sex Ago 04, 2017 9:01 pm

Por que um Fórum?
As redes sociais destruíram as gerações que vieram a partir dos anos 90. Sei que essa é uma afirmação um tanto pesada e presunçosa, e obviamente não reduzo as causas da decadência intelectual e moral que vivemos hoje unicamente às redes sociais, mas não posso deixar de apontar o dedo para o principal catalisador de todo este processo.
As redes sociais deram uma quantidade absurda de informações a pessoas que não têm condições de lidar com elas. O pensamento se tornou fragmentado e superficial, mas não por acaso. A estrutura foi criada exatamente para isso; pesquisadores e cientistas na área da neurociência são contratados para que um ciclo de geração de dopamina seja criado, exatamente como acontece com o uso de drogas. As redes sociais nos dão a sensação de receber atenção e, a cada curtida que recebemos por uma postagem, nos sentimos mais incentivados a continuar postando. Disso provém os absurdos que podem ser observados. Crianças e jovens se expõem de forma irresponsável e têm acesso a conteúdos que seus pais sequer podiam imaginar existir quando tinham a mesma idade. A exposição constante a verdadeiros absurdos os normaliza em idade cada vez mais tenra, e não é raro encontrar casos de crianças caindo nas garras de pedófilos através do Facebook e do Instagram, o que não é nenhuma surpresa para quem consegue observar o todo.
Em resumo, as redes sociais incentivam a banalidade e o absurdo com seu mecanismo de funcionamento. E com isso não quero negar que haja algum lado positivo nelas, pois eu mesmo admito que aprendi muita coisa boa e tive acesso a muitos conteúdos e autores interessantíssimos através do Facebook. Meu questionamento é: Vale realmente a pena, numa escala de custo-benefício, continuar a usar de forma massiva portais de informação que são 90% inutilidade e que te incentivam a ir cada vez mais fundo na escala do absurdo só por um benefício que poderia ser atingido de forma muito mais produtiva em outro meio?
Foi com este objetivo que criei este fórum.
Eu poderia muito bem criar uma página e um grupo no Facebook. Porém, além de ser inútil jogar uma gota de água potável num oceano poluído, seria hipócrita contribuir para a derrocada da minha geração dando a falsa impressão a alguns de que por encontrarem algum conteúdo útil ali, a rede social vale a pena. Não, ela não vale. Ela favorece às doenças mentais que hoje se espalham de forma absurda, favorece à degeneração em todo sentido e promove a redução da capacidade cognitiva humana.
Um fórum é um espaço que, além de muito melhor organizável, tem um foco concreto e não pode sair dele facilmente. Dessa forma, a discussão se enriquece, fugindo das disputas vazias que caracterizam até mesmo os "círculos intelectuais" das redes sociais, e ajuda a construir um verdadeiro pensamento rico e produtivo que, espero eu, contribua para a formação de novos intelectuais nos tempos que virão. E, além disso, espero poder contar com você nesta empreitada.
Mateus Teixeira
Mateus Teixeira
Administração
Administração

Mensagens : 15
Pontuação : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/08/2017

https://pensadoreslivres.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos